Código de Ética e Conduta

1. OBJETIVO

O objetivo do Código de Ética e Conduta é ser um roteiro seguro para os sócios, colaboradores efetivos e temporários, estagiários, fornecedores e prestadores de serviços da TRANSFEERA, de modo que as normas nele contidas devem auxiliá-los em suas rotinas e no relacionamento do dia a dia.

Este Código norteia a conduta profissional pelo respeito a um conjunto de vetores éticos e morais que integram a missão, a visão e os valores que devem estar presentes em todos os relacionamentos em que a TRANSFEERA participa.

2. A QUEM SE APLICA O CÓDIGO?

O Código de Ética e Conduta da TRANSFEERA aplica-se aos:

  • Sócios
  • Funcionários
  • Temporários
  • Estagiários

Também ficam vinculados ao cumprimento das normas previstas neste Código empresas e indivíduos que tenham relações de negócios e serviços com a TRANSFEERA.

3. POLÍTICAS E PRÁTICAS

3.1 Ambiente de trabalho

A TRANSFEERA espera de seus colaboradores uma atuação cooperativa, com o objetivo de tornar o ambiente agradável e harmonioso, buscando sempre o crescimento da organização e a satisfação dos seus clientes, sendo compromisso de todos:

  • Cooperar com o bom relacionamento com os colegas de trabalho, clientes e parceiros da organização;
  • Respeito aos direitos humanos e as diferenças, evitando comentários e ações de natureza preconceituosa;
  • Zelar pela integridade dos equipamentos de trabalho;
  • Atuação diligente, buscando sempre o melhor interesse da instituição e de seus clientes;
  • Não ocultar falhas ou utilizar informações falsas para induzir outras pessoas da organização à erro;
  • Não falar em nome da empresa sem a prévia autorização da organização

Os colaboradores da TRANSFEERA podem e devem manter uma postura proativa para garantir um bom ambiente de trabalho, inclusive com atitudes que não tenham sido listadas neste código.

3.2 Conflito de interesses

Os colaboradores da TRANSFEERA, no exercício de suas atividades, rotinas e relacionamentos em âmbito profissional devem pautar-se sempre no melhor interesse aos objetivos da instituição, evitando, portanto, que interesses pessoais possam influenciar tomadas de decisões ou condutas, o que poderá ocasionar o conflito de interesses.

São exemplos de situações que podem ocasionar conflito de interesses e não são permitidas:

  • Obter vantagem pessoal em virtude de posição exercida, seja internamente com outros colaboradores, ou através de relacionamento com clientes ou fornecedores;
  • Influência de relacionamento pessoal entre colaboradores na tomada de decisões ou em condutas internas ou externas que interfira na busca do melhor interesse da TRANSFEERA ou de seus clientes;
  • Interferência nas funções, performance e responsabilidades de colaborador, em virtude de execução de atividades externas não vinculadas à TRANSFEERA;
  • Uso em vantagem própria e particular de recursos da TRANSFEERA, tais como instalações, equipamentos, contas de e-mail, software, etc.
  • Prática de atividades externas que incluam o compartilhamento de informações confidenciais da TRANSFEERA.

A lista descrita acima não é taxativa e tampouco esgota as situações em que haja a possibilidade de conflito de interesses. Em caso de dúvidas, busque o Canal de Ouvidoria.

3.3 Relação com clientes

A TRANSFEERA atua no melhor interesse do cliente, sempre em conformidade com a legislação e normativas expedidas pelos órgãos reguladores. Portanto espera-se dos colaboradores a manutenção de um bom canal de comunicação com os clientes, através dos meios estabelecidos pela organização.

O relacionamento com o cliente deve ser realizado com respeito, ética e transparência, com imparcialidade e livre de preconceito de qualquer natureza.

3.4 Sigilo e confidencialidade das informações

No desenvolvimento de suas atividades, colaboradores da TRANSFEERA podem ter acesso a informações confidenciais, sejam elas em decorrência de previsão legal, contratual ou de caráter estratégico para a instituição.

Dessa forma, todas as informações de caráter confidencial devem ser mantidas em sigilo, não podendo ser compartilhadas, através de qualquer canal de comunicação, por colaboradores da TRANSFEERA com terceiros, sejam pessoas de seu círculo pessoal ou não.

Todos os dados e informações de clientes, colaboradores, fornecedores, prestadores de serviço e outros, em poder da TRANSFEERA são tratados em caráter sigiloso e pessoal relativo à intimidade, vida privada, honra e imagem e em conformidade com a Lei geral de proteção de dados (Lei 13.709/2018).

Deve-se destacar que todos os colaboradores da TRANSFERRA são responsáveis pela proteção de informações confidenciais da instituição.

3.5 Segurança da informação

É responsabilidade de todos os colaboradores da TRANSFEERA zelar pelas informações registradas em razão das atividades da empresa, tanto de fornecedores, clientes ou colaboradores.

Dentro de suas atribuições, os colaboradores devem atuar de forma a minimizar os riscos de vazamento indevido dos dados registrados por meios físicos ou virtuais.

Exemplos de atitudes esperadas dos colaboradores da TRANSFEERA:

  • Computadores não devem ser deixados “logados” quando não houver um usuário junto e devem ser protegidos por key locks , senhas (windows + L) quando não estiverem em uso;
  • Mantenha uma política de “mesa limpa” retirando papéis, anotações e lembretes da sua mesa de trabalho em qualquer ambiente que estejam, principalmente de uso coletivo;
  • As informações da sua organização são de sua responsabilidade!  (mesmo em sua casa!);
  • Evitar retirar da sede da empresa documentos físicos, salvo quando necessário para exercer suas atribuições;
  • Se necessário retirar algum documento físico da empresa, evitar deixar em locais que possibilitem a consulta por estranhos;
  • Não clicar em links recebidos através de e-mails suspeitos;
  • Proteger seu equipamento de trabalho com senha;
  • Não compartilhar dados de acesso ao seu equipamento de trabalho com estranhos.

Ao se deparar com uma situação em que gere dúvidas sobre a exposição das informações ao risco de vazamento, o colaborador deverá consultar seu superior imediato, que o orientará sobre o comportamento adequado para minimizar os riscos.

3.6 Prevenção a fraudes, suborno e corrupção

Todos os colaboradores da TRANSFEERA devem zelar pela ética e a integridade no exercício de suas atividades e nos seus relacionamentos com outros colaboradores, clientes, fornecedores ou qualquer empresa ou pessoa que tenha relação de negócios com a TRANSFEERA.

A TRANSFEERA não admite em hipótese alguma a prática de ações ou relações que sejam ou pareçam propina, suborno, corrupção ou fraude, bem como também rejeita qualquer relação de negócios com terceiros – fornecedores ou clientes – que adote condutas de incentivo à oferta de benefícios para a manutenção ou que estejam em desacordo com o escopo da relação negocial.

3.7 Prevenção à lavagem de dinheiro

A lavagem de dinheiro consiste na prática de ações econômico-financeiras que tem como objetivo ocultar a origem ilícita de ativos, de modo que pareçam ter origem lícita.

A TRANSFEERA não compactua e condena as práticas de lavagem de dinheiro e em caso de suspeita do mal-uso dos serviços da TRANSFEERA, orienta a todos os seus colaboradores que comuniquem imediatamente o Canal de Ouvidoria da instituição para as medidas necessárias sejam adotadas, inclusive com denúncia às autoridades competentes.

4. DO CANAL DE ACESSO

As demandas internas e externas referentes à comunicação de transgressões ao Código de ética e Conduta deverão ser encaminhadas ao Canal de Denúncia, através do e-mail [email protected]

Em todas as denúncias relacionadas a este código de conduta será assegurado total sigilo e confiabilidade.

Denunciar as infrações ao Código de ética e conduta é um dever de todos os colaboradores, administradores, contratados e sócios da TRANSFEERA.

5. DIVULGAÇÃO

O presente Código deve ser integralmente divulgado na página oficial do site da TRANSFEERA (www.transfeera.com) como forma de garantir transparência sobre o padrão de conduta exigido internamente

6. DISPOSIÇÃO FINAL

Este Código entra em vigor após a aprovação pela Diretoria Reunida, revogando as normativas anteriores sobre o tema e será revisada anualmente ou em prazo menor, caso seja necessário

Primeira versão: outubro de 2019

Segunda versão: novembro de 2020

Terceira versão: novembro de 2021.

 

Aprovado por:

Guilherme Damian Verdasca

Rafael Negherbon

Rodrigo José Kratzer

Tiago Bonatti

Fernando Nunes 

Demonstração

Transforme sua rotina de pagamentos

Estamos prontos para realizar seus pagamentos
diretamente na conta bancária de seu favorecido, em
qualquer banco brasileiro.

Solicitar demonstração

Dúvidas frequentes

Num primeiro momento é normal surgirem dúvidas.
Veja abaixo algumas respostas às principais perguntas:

Quem pode contratar a Transfeera? Como posso saber se meu negócio pode usar as soluções da fintech?

Nossos valores estão baseados em segurança e transparência, com isso temos o prazer de atender empresas de vários ramos diferentes e diversos tamanhos, prezando sempre por garantir que a atividade exercida em nossa parceria seja segura. A lista completa de segmentos atendidos pela Transfeera pode ser acessada aqui.

Fornecemos tecnologia para gestão de pagamentos e recebimentos. Nossa API é completa, simples e segura, feita para desenvolvedores. Com a automação de processos ajudamos nossos clientes a economizar com rotinas operacionais e também com taxas bancárias.

Nosso processo de pagamentos é automatizado em diferentes bancos, dessa forma entregamos agilidade e transparência à sua operação de pagamentos.Por usarmos contas em diferentes bancos, e na maior parte do tempo executarmos transferências entre contas, também conseguimos executar uma operação estendida, fazendo transações de TED e DOC em D+0 para os principais bancos do Brasil para todas ordens de pagamentos recebidas até às 19h, diariamente, e pagamentos instantâneos via Pix.

Somos uma Instituição de Pagamento - IP, sob o arranjo de pagamento pré-pago não integrante ao Sistema Brasileiro de Pagamentos - SBP - LEI Nº 12.865/2013 ART. 6º seguimos as obrigações e orientações da CIRCULAR Nº 3.682/2013 ART. 2º. Estamos no mercado desde Maio de 2017, já ajudamos mais de 380 clientes na automação de suas rotinas de pagamentos e na validação de dados bancários.

Nossos valores são: Empatia, Transparência e Eficiência, para com o mercado e para com nossos profissionais. Dessa forma entregamos todos os relatórios necessários aos órgãos reguladores e demais entes dos meios de pagamentos.

Todo pagamento efetuado pela Transfeera, contém dois comprovantes: o comprovante Transfeera que demonstra que nosso cliente executou o pagamento a seu favorecido e o comprovante bancário que demonstra a movimentação bancária de uma conta Transfeera para a conta do favorecido de nosso cliente. No caso do Pix, o comprovante bancário mostra que o cliente, por meio da Transfeera, realizou a transferência instantânea.

Desde Fevereiro de 2020 estamos em processo junto ao Banco Central Brasileiro - BACEN - para autorização e regulação como Instituição de Pagamento integrante do SPB, a fim de dar maior segurança e eficiência a nossos clientes.

Nosso principal objetivo é ajudar as empresas a automatizarem suas rotinas de pagamentos, para que assim elas fiquem livres para focar no que é mais importante em seu negócio.

Com a automação de processos ajudamos nossos clientes a economizar com rotinas operacionais e também com taxas bancárias.

Nosso processo de pagamentos é automatizado em diferentes bancos, dessa forma entregamos agilidade e transparência à sua operação de pagamentos.

Por usarmos contas em diferentes bancos, e na maior parte do tempo executarmos transferências entre contas, também conseguimos executar uma operação estendida, fazendo transações de TED e DOC em D+0 para os principais bancos do Brasil para todas ordens de pagamentos recebidas até as 19 horas diariamente, e pagamentos instantâneos via Pix.

Sua pergunta não está aqui? Entre em contato com a
gente agora mesmo! Respondemos em minutos!

Tire suas dúvidas

Usamos cookies e tecnologias similares para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossos termos legais, confira!